AJUDANDO UMA CRIANÇA A SE ACALMAR
Segundo CÉLINE ALVAREZ, (UM ANO PARA TUDO MUDAR, 2019), O cerebro da criança é muito imaturo principalmente a parte da frente. Até que suas funções executivas sejam desenvolvidas* (são competencias cognitivas que nos permitem agir de forma organizada para atender nossos objetivos e agrupam tres ações: a memoria de trabalho, o controle inibidor e a flexibilidade cognitiva), ele não pode se acalmar sozinho, recuar, analizar a situação e se acalmar.
Em mutios casos agimos com nossas crianças de forma simples e, para nós mais confortavel aplicando CASTIGOS que proporcione no nosso pensar, a reflexão a calma e o bom direcionamento de suas ações, no entanto segundo CÉLINE, ele passa por tempestades emocionais reais: seu cerebro é invadido por moleculas ligadas ao estresse (cortisol) que, se este estresse for prolongado pode afetar e danificar seu cortéx frontal. Na pespectiva de STANISLAS DAHAENE, (apprendre, 2018), "sobre o plano cerebral toda nossa aprendisssagem resulta de pequenos ajustamentos, principalmente a nivel de microcircuitos"... Como podemos entender que na aprendissagem de nossas vidas uma criança que, quando inicia sua convivencia em sociedade (familia), recebe carinho, afagos beijos e risos de felicidade a todo momento, possa saber diferenciar sobre a causa de mudanças de corportamentos dos adultos e principalmente alteração de ambiente de convivencia (tom de voz, olhar agressivo e serio....) como podemos querer isto sem uma explicação mais cientifica?
A zona pré-frontal abriga nossas capacidades mais sofisticadas, mas tambem é a região mais vulneravel ao estresse. O cortex humano esta subdividido em regiões especialisadas. Desde 1909, o neurologista alemão KORBINIAN BRODMANN constata que o tamanho e a divisão dos neuronios variam de uma região à outra. (STANISLAS DEHAENE, 2018).
Porque gritar sem medida com alguem que apenas vai desenvolver um sentimento que ela mesma não conhece, e nós (adultos), ja sabemos que é o medo? como podemos de forma insensivelmente querer mudanças bruscas apenas por entender que a criança deveria ser capaz de fazer o que achamos ser correto e ela nem pelo menos saber o que siguinifia tais atitudes?
A atitude é apaziguar a criança o mais rapido possivel, amando o contato fisico. Ao toma-lo em nossos braços, a liberação de cortizol é interrompida pela liberação de octocina (molecula de ligação e empatia). Assim protegemos suas funções execultivas. Não podemos de forma prematura fazer com que alguem entenda as regras sem antes ter um contato com o diferente, com o novo e com situações limitantes, o que para um adulto é muito serio, para uma criança pode ser uma grande brincadeira, existem frases na universidade da vida que vivem sendo repetidas como: (se aprende pelo amor ou pela dor! o mundo ensina! quem procura acha!.....).
Uma criança que recebe ajuda de um adulto para se acalmar desenvolverá capacidades de ação e auto-regulação muito melhores do que uma criança que seria regularmente enviada a seu quarto para se acalmar sozinha. Sua area da testa seria afetada inevitavelmente e suas habilidades execultivas manipuladas. Ao contrario da criança que se benificiou da ajuda do adulto, a segunda continuará a ter conflitos e dificuldades em se controlar, dando sempre um passo atraz e analisando a situação pelas quais esta passando. Como reflexão podemos pensar, como aconteceu comigo!!!!!
Os mesmos gestos, porem qual a intenção emocional existe nas ações das CRIANÇAS?????
RONALDO DA CUNHA NASCIMENTO (sete lagoas-mg).
Em mutios casos agimos com nossas crianças de forma simples e, para nós mais confortavel aplicando CASTIGOS que proporcione no nosso pensar, a reflexão a calma e o bom direcionamento de suas ações, no entanto segundo CÉLINE, ele passa por tempestades emocionais reais: seu cerebro é invadido por moleculas ligadas ao estresse (cortisol) que, se este estresse for prolongado pode afetar e danificar seu cortéx frontal. Na pespectiva de STANISLAS DAHAENE, (apprendre, 2018), "sobre o plano cerebral toda nossa aprendisssagem resulta de pequenos ajustamentos, principalmente a nivel de microcircuitos"... Como podemos entender que na aprendissagem de nossas vidas uma criança que, quando inicia sua convivencia em sociedade (familia), recebe carinho, afagos beijos e risos de felicidade a todo momento, possa saber diferenciar sobre a causa de mudanças de corportamentos dos adultos e principalmente alteração de ambiente de convivencia (tom de voz, olhar agressivo e serio....) como podemos querer isto sem uma explicação mais cientifica?
A zona pré-frontal abriga nossas capacidades mais sofisticadas, mas tambem é a região mais vulneravel ao estresse. O cortex humano esta subdividido em regiões especialisadas. Desde 1909, o neurologista alemão KORBINIAN BRODMANN constata que o tamanho e a divisão dos neuronios variam de uma região à outra. (STANISLAS DEHAENE, 2018).
Porque gritar sem medida com alguem que apenas vai desenvolver um sentimento que ela mesma não conhece, e nós (adultos), ja sabemos que é o medo? como podemos de forma insensivelmente querer mudanças bruscas apenas por entender que a criança deveria ser capaz de fazer o que achamos ser correto e ela nem pelo menos saber o que siguinifia tais atitudes?
A atitude é apaziguar a criança o mais rapido possivel, amando o contato fisico. Ao toma-lo em nossos braços, a liberação de cortizol é interrompida pela liberação de octocina (molecula de ligação e empatia). Assim protegemos suas funções execultivas. Não podemos de forma prematura fazer com que alguem entenda as regras sem antes ter um contato com o diferente, com o novo e com situações limitantes, o que para um adulto é muito serio, para uma criança pode ser uma grande brincadeira, existem frases na universidade da vida que vivem sendo repetidas como: (se aprende pelo amor ou pela dor! o mundo ensina! quem procura acha!.....).
Uma criança que recebe ajuda de um adulto para se acalmar desenvolverá capacidades de ação e auto-regulação muito melhores do que uma criança que seria regularmente enviada a seu quarto para se acalmar sozinha. Sua area da testa seria afetada inevitavelmente e suas habilidades execultivas manipuladas. Ao contrario da criança que se benificiou da ajuda do adulto, a segunda continuará a ter conflitos e dificuldades em se controlar, dando sempre um passo atraz e analisando a situação pelas quais esta passando. Como reflexão podemos pensar, como aconteceu comigo!!!!!
Os mesmos gestos, porem qual a intenção emocional existe nas ações das CRIANÇAS?????
RONALDO DA CUNHA NASCIMENTO (sete lagoas-mg).
Muito bom esse texto ele tem que ser compartilhado com todos os pais e familiares
ResponderExcluirExcelente texto, todos os professores e pais devem ler e colocar em pratica.
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