Arremessos no handebol

No handebol temos o arremesso, que é quando a bola e jogada em direção ao gol com intenção de fazer o gol, quando a intenção é materializada o arremesso se transforma em um objetivo concretizado.
Temos diversos tipos de arremesso e vamos tentar falar de alguns:

1) O schwenker: onde o jogador finge um arremesso em suspensão e deixa a bola cair no chão, com ele ainda no ar. Depois já com sua base reconstruída o jogador pode pegar a bola e dar continuidade a ação com um drible e ir ao arremesso. Obs. Isto é usado quando a dificuldade no espaço aerio é muito grande. Está ação foi criada por um alemão nós anos 50 e por isto,  ficou com seu nome.

2) Rosqueta :
 Este arremesso é geralmente usado pelos alas quando o goleiro se posiciona para fechar o ângulo de arremesso, o jogador colocar uma força de punho na bola que provoca um efeito de giro, a trajetória da bola muda claramente ao contato com qualquer superfície e ignora o goleiro indo para dentro do gol. O que podemos dizer que é uma rotação da bola sobre seu eixo causado por uma força do punho sobre a bola. Obs: nós anos 80 uma Romênia, M. Voinea apresentou em um arremesso de ala (ponta) está mecânica de arremesso, assim como o jogador soviético, de origem bielorusso, Karskasiewitch fez a mesma ação.

3) Rosqueta inversa: o mesmo princípio da rosqueta, com a diferença do efeito colocado na bola buscando outra trajetória ao toque com a superfície.

4) Rosqueta no ar ou espaço: O efeito é o mesmo da rosqueta, porém a bola não toca o solo, o jogador completa o gesto com técnica de dedos e mão (quase sempre com a parte inferior da mão), e é usada quando o goleiro se adianta a rosqueta clássica.

5) cobertura ou vaselina (chabala ou penenka): o arremessador finge um chute forte e no último momento "quebra" o punho para a mão passar por baixo da bola e tirar a força fazendo ela passar por cima da cabeça do goleiro.

6) Aéria (Kung Fu): o jogador recebe a bola no ar já dentro da zona do goleiro e arremessa antes de tocar o chão. Obs. Os japoneses e chineses são os primeiros a utilizar está técnica acrobática de arremesso no final dos anos 70.

7) Aérea dupla: conciste no mesmo princípio da aeria simples, porém se complica quando o jogador, já em suspensão recebe a bola sobre a zona do goleiro e reinicia um passe para outro jogador que também em suspensão recebe a bola no espaço da zona do goleiro e arremessa no gol.
Obs. O canhoto Mile Isakovic e seus companheiros Yougoslavos  no ano de 1984. Fizeram está ação pela 1° vez.

8) Arremesso de costa: pouco visto nas partidas, os alas (pontas) utilizam quando acontecem os contatos com o defensor.

9) Arremesso de quadril:  É um arremesso surpreendente para o goleiro pela ação rápida e pela trajetória.



Comentários

  1. O handebol é uma modalidade fantástica e corresponde ao único esporte que consegue reunir as três fases atléticas bases: CORRER, SALTAR E ARREMESSAR.

    Ao ensinar os fundamentos do handebol sempre haverão algumas perguntas sobre nomenclaturas, as quais nem sempre conseguimos responder.

    No caso dos arremessos, a publicação contribui bastante para compreensão dos nomes e também o entendimento de como os gestos técnicos são executados.

    Parabéns pelo excelente embasamento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas