NÍVEL DE EVOLUÇÃO MOTOR

NÍVEL DE EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
 A locomoção infantil desenvolve-se de acordo com uma sucessão de mudanças de posturas, sequências e movimentos que vão desde a posição supina até ficar em pé e andar.  Essas numerosas sequências passam por rastreamento, reversões, quadrúpedes e várias formas de retificação para alcançar a locomoção bipodal.  Essas diferentes cadeias são chamadas de níveis de evolução motor (N.E.M.).  É a partir da observação das habilidades motoras inatas que os NEMs representam situações ativas onde as habilidades motoras cerebrais inatas intervêm desde os 1º níveis para permitir ajustes regulados naturalmente na execução dos movimentos.  
Graças a está regulação automática inconsciente a as experiências repetidas, a criança aprende a controlar os NEMs e depois os NEMs seguintes.  
A crianças atravéz de suas explorações do ambiente externo, descobre muitas combinações que multiplicam suas possibilidades funcionais.  
As variações individuais relativas ao desenvolvimento psicomotor pode ser explicada por vários parâmetros, dos quais os mais óbvios, sem serem os únicos, parecem ser os seguintes: 
• A qualidade da potencialidade cerebro-motora.
• A evolução mais ou menos rápida da maturação do sistema nervoso.
• A  qualidade do desenvolvimento cognitivo e afetivo.
• A qualidade das informações exteroceptivas e proprioceptivas.
A riqueza das experiências motoras de acordo com a natureza do ambiente em que ocorrem as situações (contexto cultural e social).
O Desenvolvimento relativo ao meio ambiente em que a criança vive vai contribuir com sua evolução atravéz de muitos fatores que estão envolvidos no desenvolvimento psicomotor de crianças pequenas, tanto geneticamente quanto ambientalmente.  
A hereditariedade, a presença dos irmãos, as escolhas educacionais dos pais, o ambiente natural vão se sobrepor e influenciar o desenvolvimento da criança.  
A vida relacional é um fator essencial para o desenvolvimento psicomotor.  
Qualquer que seja o seu ambiente (família, creche), a criança necessita, para permitir-lhe um harmonioso desenvolvimento psicomotor e psicoafetivo, receber uma atenção de qualidade e uma continuidade para estabelecer vínculos privilegiados, isto é, relacionamentos estáveis ​​e tranquilizadores. Nada se constrói se não acontecer fatores que possam contribuir com está evolução. Ideias baseadas em: James RIVIERE, O Desenvolvimento de Novas ideias e abordagens atuais, Editora Solal, Marseilles, 2000.

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