AUTONOMIA DIÁRIA
Como ter uma noção do desenvolvimento das ações cognitivas autônoma da criança sem, segundo Celine Álvares, (um ano para tudo mudar,2019). A iniciativa de ajudar as crianças a serem independentes da manhã a noite, mostrar a eles, desde a mais tenra idade, como se vestir sosinhos, lavar as mãos adequadamente, assoar o nariz, fechar suavemente uma porta, Afastar as cadeiras depois de , mover-se com calma, Despejar água em um copo sem derramar colocando a mesa, comerem sozinhas com pratos de verdade que quebram e exigem gestos delicados, vamos sugerir que eles participem das tarefas práticas da vida coletiva.
Dependendo da idade e habilidade, eles podem cuidar de uma horta, cortar frutas e legumes para preparar a refeição, ovos com cascas, lavar pratos, expremer frutas, varrer, limpar as janelas e o chão, mesas cadeiras, pegar folhas mortas no quintal, alimentar as galinhas.
Se nas atividades diárias não houver uma participação ativa, construtiva e cooperativa, como saber dos resultados de um saber ser? Como poderemos ter a transversalidade evidente e concreta como conteúdo no desenvolvimento de nossa criança?
Em l' Émilie, ROUSSEAU nos brindou com modelos que caracterizam a ideia de que criança, é criança, e infância é uma obrigatoriedade que constitui a fase do saber fazer em muitas situações, porém com evidência do brincar. Somos responsáveis pelo desenvolvimento das crianças que temos a nossa disposição.
O desenvolvimento da autonomia na infância colabora com os aspectos : social, emocional, e cognitiva.
ResponderExcluirCertamente que sim, porém nós devemos como adultos saber ajudar nesta AUTONOMIA
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