habilidades motrises
PSICOMOTRICIDADE E AS HABILIDADES MOTRISES
Nossa viagem vai se enveredar pela metodologia que chamamos de psicomotricidade que navega nas entrelinhas do desenvolvimento das competencias motrises.
No mesmo tempo podemos nos deter aos alinhamentos que chamamos de principios que podem nos permitir compreender a aprendizagem motriz e a diversidade dos fatorese de exemplos que nos levam a pedagogia metodologica que chamaremos de geral.
Logo na sequencia vamos seguir uma linha de raciocinio que nos levará as maneiras sistematicas de cada uma das funções motrises com o objetivo de tornar mais simples a metodologia e propor algumas ideias de ações. As diversas funções como: Lateralização, Tonicidade, Postura, Motricidade global, Motricidade fina, Motricidade especifica, assim como as expressivas são logo visualizadas sucessivamente nas crianças. Entao, com este ensaio estamos expondo um pequeno documento que pode nos permitir observar o desenvolvimento das competencias motrizes da criança e assim dar um norte a nossa caminhada. Jean Le Boulch nos permite ter uma entendimento bem pratico da pratica com crianças e seu desenvolvimento e a utilisação das ideias da psicocinética no ensinamento de base. em seu livro (corpo e a escola no seculo 21).
APRENDISSAGEM MOTORA - COMO DEFINIR E CARACTERIZAR ESTE FATORES.
O que podemos chamar de habilidade motriz? para MAGILL (1984,p.48) "quando aprende, habilidades motoras, o aprendiz tem que processar informações", por tanto podemos dizer que, é um movimento adaptado a um objetivo devido as informações processadas, e organizado de dentro de: espaço, tempo de forma siguinificativa.
EXEMPLOS:
Nossa viagem vai se enveredar pela metodologia que chamamos de psicomotricidade que navega nas entrelinhas do desenvolvimento das competencias motrises.
No mesmo tempo podemos nos deter aos alinhamentos que chamamos de principios que podem nos permitir compreender a aprendizagem motriz e a diversidade dos fatorese de exemplos que nos levam a pedagogia metodologica que chamaremos de geral.
Logo na sequencia vamos seguir uma linha de raciocinio que nos levará as maneiras sistematicas de cada uma das funções motrises com o objetivo de tornar mais simples a metodologia e propor algumas ideias de ações. As diversas funções como: Lateralização, Tonicidade, Postura, Motricidade global, Motricidade fina, Motricidade especifica, assim como as expressivas são logo visualizadas sucessivamente nas crianças. Entao, com este ensaio estamos expondo um pequeno documento que pode nos permitir observar o desenvolvimento das competencias motrizes da criança e assim dar um norte a nossa caminhada. Jean Le Boulch nos permite ter uma entendimento bem pratico da pratica com crianças e seu desenvolvimento e a utilisação das ideias da psicocinética no ensinamento de base. em seu livro (corpo e a escola no seculo 21).
APRENDISSAGEM MOTORA - COMO DEFINIR E CARACTERIZAR ESTE FATORES.
O que podemos chamar de habilidade motriz? para MAGILL (1984,p.48) "quando aprende, habilidades motoras, o aprendiz tem que processar informações", por tanto podemos dizer que, é um movimento adaptado a um objetivo devido as informações processadas, e organizado de dentro de: espaço, tempo de forma siguinificativa.
EXEMPLOS:
- vencer obstaculos, dinamicos ou estáticos
- se movimentar andando, guiado por uma dança ou ritmo
- recortar papel, plastico, madeira.
- deslizar em uma supeficie lisa.
- realizar gestos que demonstre sua insatisfação com alguma coisa de forma expressiva.
vamos continuar esta materia logo ok espero que possamos discutir muito sobre isto.
Comentários
Postar um comentário