A CRIANÇA E O PSICOMOTOR
O desenvolvimento psicomotor da criança
A atividade motora da criança é um instrumento fundamental para a conquista do seu universo, instrumento esse que não pode ser estudado apenas do ponto de vista fisiológico.
Deve estar ligada à vida psíquica da criança. Então:
Interações complexas entre o motor e o psíquico são:
O desenvolvimento motor normal implica uma psique de certa qualidade.
A atividade motora
de vez em quando,enquanto intencional, mostra que essa atividade motora não pode ser separada da inteligência, do conhecimento.
É a ação que ajuda a construir a inteligência
E criança muito pequena age, e é aos poucos que ela poderá se representar naquilo que atuou. A ação do imediato e do concreto passará a comportamentos mais elaborados: e nutre o outro.
O motor ajuda a inteligência a se construir e vice-versa.
Na psique não existe só inteligência, a noção de emoção é importante. Há uma interação entre o motor e o emocional.
WALLON mostrou o impacto do tônus muscular no estado emocional:
O diálogo tônico precede o diálogo verbal
A atividade motora dependerá da qualidade das trocas emocionais entre mãe e filho.
Para que o desenvolvimento psicomotor da criança seja harmonioso, é necessário que ela se sinta bem e sinta prazer.
Várias teorias explicam o desenvolvimento psicomotor da criança. Os principais são:
- Aqueles que envolvem maturação neurológicas.
- Aqueles que exigem aprendizado e experiência
Amadurecimento e aprendizado são inseparáveis.
A experiência afetará o amadurecimento e o acelerará. Por outro lado, a falta de experiência pode atrasar a maturação. Exemplos: experiências de privação sensorial:
Uma criança surda não tratada precocemente será incapaz de adquirir linguagem articulada correta. Frederico II da Prússia conduziu um experimento com gêmeos separados: um dos gêmeos foi criado com uma babá que falava com ele, o outro gêmeo com uma babá que não falava com ele. Este último não desenvolveu uma linguagem oral por falta de
estimulação.
Comentários
Postar um comentário