DO CORPO OBJETO AO CORPO DENTRO DA APRENDIZAGEM MOTORA


Do corpo objeto ao corpo próprio na aprendizagem moto

Na medida em que a educação do corpo visa apenas a manutenção da saúde ou recreação, os problemas técnicos praticamente não surgem.  Mas assim que a preocupação com o desempenho e a precisão do movimento se tornam uma exigência, como na prática esportiva, o movimento é mais frequentemente aprendido por meio do “ensaio”, a forma mais rígida de condicionamento.  O ensino de técnicas esportivas se presta muito bem a esse tipo de aprendizado.  O treinador parte do conhecimento de um gesto técnico ideal emprestado do campeão de maior sucesso na especialidade.  Graças aos processos de vídeo atuais, o gesto é analisado nos mínimos detalhes.  Suas características são justificadas por cálculos e análises biomecânicas.  Na maioria das vezes, o movimento é quebrado e o aluno é metodicamente treinado na realização dos sub-modelos.  Esta prática homologa os movimentos humanos com os de uma máquina, segundo os métodos de análise cartesiana que vão do simples ao complexo e do elemento à totalidade.  Para conclui:

“Durante o treino, o corpo-objeto está sujeito à folha de treino que define o modelo que deve ser inscrito no corpo.  O monitor é o fiel proprietário do modelo, o relé da folha de instruções e seu guardião.  A validade da ficha é garantida pelo caráter científico dos dados biomecânicos que foram necessários para o seu estabelecimento.  A necessidade social da aquisição de saber-fazer é o argumento que remove as últimas barreiras que poderiam resistir a este sistema desumano".

Uma reação natural, face a estas práticas, tanto mais desumanas quanto hoje dizem respeito a crianças cada vez mais novas submetidas a uma formação precoce, é lançar um anátema ao desporto competitivo.  Não é a nossa posição.  Não podemos recusar os adolescentes que tanto desejam se inspirar no modelo de identificação representado pelo campeão.  Consideramos mesmo, por experiência própria, que este meio pode ser utiliza:às vezes, e na maioria das vezes desejam, de forma privilegiada com vistas a um melhor desenvolvimento da pessoa.Conciliar o respeito pela autonomia da pessoa e o rigor da aprendizagem técnica implica a aplicação de uma metodologia que oferece ao educando a possibilidade assumir o controle de seu próprio aprendizado.  Este é o objetivo da psicocinética. Considerando as colocações de, Jean Lê Boulch, (o corpo e a escola no século XXI, o, 107-108,1998), percebemos que a evolução do conhecimento cerebral, vai nos permitir através de, Stanislas Dehaene, (APPRENRE,P. 95, 2018), "A aprendizagem é infinitamente mais eficaz se se tiver, por um lado, um vasto espaço de hipóteses, um conjunto de modelos mentais com inúmeras configurações para escolher;  e, por outro lado, algoritmos sofisticados capazes de ajustar seus parâmetros de acordo com os dados recebidos do mundo exterior". Podemos avaliar com mais segurança a evolução e o surgimento do atleta talentoso, do atleta construído e do fenômeno esportivo. 


 

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