Os passos do desenvolvimento psicomotor

COMO SE ORGANIZA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR 

A aquisição de uma função motora depende da elaboração das estruturas anatômicas, ou seja, da elaboração do sistema nervoso central.  
Aos 7 meses, no útero da mãe, a morfologia do sistema nervoso central está completa com aproximadamente 10 bilhões de neurônios.  

Nessa maturação do SNC, quatro aspectos são fundamentais: 
• Mielinização.
• O estabelecimento das relações interneuronais. 
• A organização da atividade elétrica do cérebro.
• A organização dos grandes sistemas neuro-funcionais. 
A produção de mielina ao redor dos axônios.  
A mielinização dos axônios é um fenômeno que visa acelerar a velocidade de condução.  
A mielina surge nos nervos a partir do 4º mês de gravidez e termina por volta dos 2 anos.  
Os últimos centros mielinizados serão os grandes centros da linguagem, da gnose (conhecimento), da práxis (ação).  
O monitoramento da mielinização é feito pela observação dos reflexos. (Ramon M. Cozenza e Leonor B. Guerra, como o cérebro aprende,2011).
• O estabelecimento de relações inter-neuronais. Para que o impulso nervoso circule, os neurônios se articulam entre si graças às sinapses. 
Este complexo de sistema precisa de processos metabólicos, elétricos e enzimáticos.
A organização da atividade elétrica do cérebro.
• No nascimento 
- O registro de atividades do cérebro (EEG=eletroencefalograma) do bebê mostra a existência de uma voltagem muito baixa (amplitude) e uma corrente de frequência muito baixa.  
• Antes dos 3 meses. 
- Os registros não mostram nenhuma diferença no padrão entre acordar e dormir, isto quer dizer que, não tem diferença se o bebê abre e fecha os olhos, e que, o registro da atividade do cérebro não é sensível às perturbações externas. 
• Depois de 3 meses. Aparecem um primeiro esboço da reação de parada, isto é, a modificação do traçado elétrico de acordo com, se o bebê abre ou fecha os olhos.  
Os estímulos externos fornecem um contorno diferente.  
O cérebro começa a integrar informações.
• A 9 meses. 
- As diferenças entre o despertar e a atividade do sono são observadas.
Os nossos sentidos se desenvolvem para que possamos captar energia presente no ambiente, embora, saibamos que, das muitas formas de energia que nos rodeiam, somos sensíveis a apenas algumas, para as quais possuímos receptores específicos. (Neurociência e Educação).
É de grande importância que as observações que fazemos das crianças sejam sempre levadas dentro do Conhecimento do seu desenvolvimento motor.

Comentários

Postagens mais visitadas