CONFRONTO DE INCERTEZAS

Podemos chamar o confronto das incerteza, de "organização de pensamento" que, EDGAR MORIN, (2000), quando questionado sobre, como permitir a um individuo a se manter informado e se apropriar de um saber cientifico muito vasto e sempre em desenvolvimento?
E.M- O grande problema é a organização dos saberes.....
O ser humano precisa muito fazer uma organização de seus saberes e com isto acompanhar a moderna sensação da pluralidade de conhecimentos que ele absorve no seu dia a dia, o que dizer da fraze de Russeau para Emile "eu vou ensinar-lhe a condição humana" e Montaigne "melhor ter uma cabeça bem feita, que uma cabeça bem cheia" e para fechar a reflexão, voltamos a Rosseau, "ele tem que aprender a viver".
Como podemos entender de arte, poesia, mecanica, esportes e muitas outras coisas que nosso impirismo nos permite conhecer na escola aberta que o mundo nos permite ter?
Como podemos e devemos nos importar com o saber que a nos foi permitido apenas ter um contato pratico e não aprofundado deste conhecimento? 
É importante saber viver no mundo em que o respeito seja a um cartão de visita no momento de entender que sabemos muitas coisas, porem alguns se preocupam de não apenas saber, mais sim de apropria-se das informações de aprofundamento de tal saber.
viver em comunidade nos permite entender que o filosofo, vai nos falar de filosofia com segurança, assim como o masgistrado nos permite saborear suas colocações de direito e leis.
No entando muitas vezes pensamos que sabemos tudo e saimos atirando sem ter real conhecimento de determinados assuntos, querendo ensinar alguem, e nao permitindo uma evolução do raciocinio do outro, quando percebemos algo que nao esta dentro de nossas regras, logo taxamos, "esta errado!" precisamos entender que o erro é a porta para o saber, para o aprender.
Imaginem como age uma pessoa que entende que para tudo ja tem uma receita, simplesmente pelo medo de errar, como fica uma pessoa quando inquerida, não responde pelo fato de saber que alguem ja tem uma respostas para quela indagação.
Nós seres humanos podemos muito mais, se ao buscarmos nossas informações tivessemos a humildade de entender que cada um de nós tem a possibilidade de ensinar a ser melhor o nosso amanha, com atitudes simples de saber compreender e RESPEITAR o saber de nosso semelhante.
.

Comentários

  1. Bom dia, Prof. Ronaldo Cunha, como é bom compartilhar desta análise com o senhor. Contemporaneamente falando, um dos objetivos da educação é a preparação para a vida, mas, qual vida? A que permitirá que meu aluno saia da escola com "uma cabeça bem feita" ou "uma cabeça bem cheia"? Ao ler outras reportagens deste blog, percebi o quanto vocês se importam, valorizam e respeitam uma "cabeça bem feita", aonde o aprendiz será protagonista e não apenas coadjuvante do conhecimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas