MOVIMENTO E A PSICOMOTRICIDADE

O MOVIMENTO, uma manifestação exterior da conduta cognitiva que mostra que é um aspecto que não pode ser dissociado de outros aspectos.
Ele tem um sanguificado para cada individuo, e correspondente ao suporte do objetivo do movimento e da ação de se movimentar, isto tudo engloba a elaboração cognitiva e a pratica em alguma ação.
A este ponto de vista podemos classificar:

  • Condutas pragmatísticas ou utilitárias (trabalho).
  • Condutas lúdicas (lazer, jogo).
  • Condutas estéticas (finalidades expressivamente artísticas).
  • Esta analise puramente impi rica é validada pelo psicofisiologista (Hebb) dentro de suas analises em "desenvolvimento da a capacidade de aprendizagem", que podem nos dar uma visão bem mais claras sobre as diferenças as "aprendizagens primitivas" e as "aprendizagens secundarias".  Até os anos de (1952) se buscava o conhecimento do movimento apoiando-se exclusivamente sobre a fisiologia e a bio-mecânica. A fisiologia permitindo precisar as condições do rendimento da maquina humana. A bio-mecânica visando uma descrição das modalidades exteriores da execução dos gestos esportivos. Os problemas da aprendizagens se voltam então ao que se faz com a diferenciação dos elementos motores do homem na sua evolução aos diferentes modelos de movimentos. O que podemos dizer que na formação do acervo (bagagem motriz) da criança é que a ERGONOMIA representa o marco de convergência do home e a maquina, sendo assim o conjunto de disciplina que podem dar suporte ao aprendizado. Cada estudo se fortalece dentro das buscas que faz cada vez mais aprofundadas no desenvolvimento humano.                                                                                                                   Hoje precisamos entender bem as divergências que existiam entre os métodos de: Georges Hebert (método natural)  e Maurice Baquet (método esportivo). assim avaliar o que se compreende como evoluir na formação dentro das etapas cronológicas para as aquisições dos automatismos motores. vamos discutir estes fatos.                                                                                                                                                                contribuições bibliográficas;
  • Jean le bouch - les facteurs de la valeur motrice, in education fisique e sport, 1960
  • Lecamus J. La crise de la psicomticite en françe, in revue  pratique corporelles, 1979.A
  • Azemar. G. Plaidoyer pour l'aventure motrice, 1975             

Comentários

  1. A compreensão básica e diferencial do que se entende por idade cronológica e idade motriz podem nos subsidiar no processo de elaboração das atividades a serem aplicadas no ensino-aprendizagem. E assim, caminhar de maneira mais qualitativa com métodos mais adequados às especificidades de cada aluno/aprendiz.

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