professor e a educação
"A coerencia logica da teoria não define a certo ou errado, segundo Edgar Morin, (2001), na educação podemos definir erro e acerto quando com observações logicas e desprovidas de segurança, sabendo que o erro é uma porta aberta para diversos acertos.
Podemos dizer que todos os professores são diferentes em suas metodologias, porem quais as atitudes e qualidades que determinam o "PROFESSOR EFICAZ"? Na visão de Walter Doyle, (1986), em ele asssegura que o professor tem duas grandes funções que se interligam: a) a gestão da disciplina. b) a gestão de classe. Então cada função pode ser analisada à partir de um triplo ponto de vista: a planificação, a interação e a evolução.
A importancia do planejar, não esta no sentido planejar, mais sim no seguir o planejado, o que hoje nao temos muitos acontecimentos que nos provocam mudanças inesperadas e muitas vezes desastrosas para o aprendizado, a habilidade do professor no Brasil é uma ferramenta que tem valor inestimavel, seu senso de criatividade e persistencia vai contribuir com a possibilidade de fazer surgir novos e abnegados servidores da educação no sentido do ter vivido a experiencia na sua formação, isto quer dizer: o aluno ao observar as manobras que um bom professor faz para conseguir transmitir seu conteudo, o torna impiricamente um gestor de disturbios de diversas ordens.
A interação é uma coisas que nem sempre se tem o 100%, devido a inesperadas ações externas a aula ou ao tema, porem neste sentido a gestão de classe vem a habilidade do professor e ai se faz o que se pode fazer,
A evolução! Esta é muito fina e as vezes rebelde que nos repele ao ponto de nos ensinar a contornar obstaculos visieis e fantasmas obscuros que interferem no sentido cognitivo de agir, como ver evolução em alguns pontos que são as vezes inperceptiveis ao olhar do professor comum, porem o "PROFESSOR EFICAZ" sabe muito bem entender as informações que o aluno passa atravez de suas manias prematuras e infantis.
Quando existe o confronto entre o saber fazer e o deixar de realizar pequenos detalhes apenas por deslises da certeza do ser e estar na posição de conforto do ser professor, isto nos inicia no caminho inseguro da imcompetencia inconciente. temos que ser vigilante, seguir e acompanhar as mudanças, conquiatar espaços a cada momento e ser realmente o que planejamos ser. PROFESSOR!!!
Comentários
Postar um comentário