O JOGO EDUCATIVO

O jogo educativo se faz dentro de todas as características de cada modalidade e de com a dimensões psico motrizes.
O handebol solicita um processo sensório-motor de apreciação das trajetórias, velocidades, mobilidades em jogo de suas adaptações e de suas  próprias apreciações de seus deslocamentos. O handebol permite desenvolver nos jovens a capacidade de controle e de velocidade: Controle emocional, em nível de força (contatos), enfim velocidade de reação de uma parte, e nível de decisão de outra parte.
A interação sócio-relacional (dimensão cognitiva e metodológica), as praticas esportivas coletivas são são conteúdos para a vertente da socialização, sempre que pensamos em colocar o jovem para uma atividade coletiva, temos que imaginar e proporcionar uma estratégia que permita o desenvolvimento espontâneo da conduta solidaria. obs.( podemos observar os comportamentos de certos jogadores de alto nível).
Nada é mais eficaz que os exemplos motivacionais dentro das coisa e atividades que gostamos, por isto é importante o << o saber ser em grupo>>, isto se adquire e se ensina no meio do esporte coletivo.
Muito próximo do nível de atitudes, existem outros tipos de recursos mais metodológicos que podem ser solicitados dentro do jogo coletivo, e isto vem através do saber para aprender (gestão de conflitos sócio-cognitivos...) e que se produz em grupo (construção do jogo, ações em jogo, criação de estratégias de jogo), isto vai levar à uma reflexão, um interesse que pode levar todos à se integrar na formação do cidadão e que podemos chamar (DIMENSÃO ÉTICA E MORAL). O handebol assim como um bom numero de outros esportes coletivos é uma atividade regulamentada que de uma parte incita um engajamento físico notadamente pela luta da recuperação da bola, obedecendo regras.
Os jogadores sabem que precisam respeitar regras e limites e com isso praticam todos os seus deveres e recursos nesta luta do ganhar e perder, neste momento temos que saber que existem muitas outras coisas dentro desta ação, árbitros, famílias, oficiais e muitas outras coisas envolvidas.
Nesta linha de raciocínio podemos dizer que somos produtos de uma aprendizagem social que muito vai ser trabalhada na base de nossa iniciação. somos produto do que aprendemos e de nossas experiencias.            

Comentários

  1. É inegável a relevância social, humana e política do esporte. A Educação começa em casa. Entretanto, através do esporte podemos fazer diferenças nas vidas dos indivíduos, acreditando nas transformações, gerando oportunidades e sendo o referencial na vida das pessoas.

    Utilizar a disciplina como ferramenta nas práticas esportivas, sejam elas no Lazer, Educacionais ou no Alto Rendimento pode ser o diferencial na vida daqueles que buscam no esporte sua mudança.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas