GRAFOMOTRICIDADE uma das nossas investidas para 2016 dentro de nossos polos que vão contemplar na primeira etapa da psicosociomotricidade, como terceiro eixo juntamente com fisioterapia, e lateralidade na aprendizagem motora. A grafomotricidade pode ser considerada um elemento que esta dentro do repertório que existe na dinâmica da escrita. Porem escrever não representa desenhar ou copiar letras, podemos com nosso cognitivo criar cenários em nosso cérebro
e com isso nos permitir descrever através do grafismo nossos movimentos em momentos oportunos. E isso vai estar como conteúdo na formação inicial.

Com base em, Adelantado (2002), a grafo motricidade encontra-se em uma encruzilhada de 04 eixos .

  • O desenvolvimento psicomotor.
  • O desenvolvimento psicolinguístico
  • A aquisição das aprendizagens perceptivo-motoras.
  • A aquisição das aprendizagens da língua oral e escrita.
O termo GRAFOMOTRICIDADE deriva da palavra grega graphé e simboliza escrita, e da palavra motricitas, que significa, capacidade de mover-se segundo (RIANO 2004).

Comentários

  1. O nosso desafio dentro da república dos esportes é fazer com que nossos alunos compreendam seus gestos e movimentos como uma atividade conjunta com o cognitivo de cada indivíduo, e não que ele reproduza movimentos técnicos sem saber o porque e o pra que estão desenvolvendo determinado trabalho. A grafomotricidade nos orienta em como devemos estimular a imaginação acoplada ao movimentos dos nossos alunos.
    Vamos que vamos republica a mais um ano de aprendizado!

    ResponderExcluir
  2. Creio que tanto como a Grafomotricidade e a PSICOSOCIOMOTRICIDADE , nos ajudará muito no desenvolvimento como atleta .

    ResponderExcluir
  3. Aprender a trabalhar de um jeito novo... Esse é o nosso desafio. Dissociação de movimentos, porque, pra que é como... São algumas roupagens que temos que investir em nosso trabalho. A República dos Esportes tem a receita para que possamos saber fazer o trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas