Amapá na Seleçao Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas



O Instituto República dos Esportes visa à formação do cidadão a partir do esporte. Baseado nos fundamentos do handebol, os atletas aprendem fundamentos de respeito, solidariedade, companheirismo, humildade e confiança.
Esse trabalho começou com uma ideia de Ronaldo Cunha Nascimento e seus companheiros idealistas que trouxeram ao Brasil uma ideia francesa de trabalho voluntário. Hoje o Instituto República mantem polo em Macapá/AP, São Luís/MA, Belém/PA ao mesmo tempo em que esta em plena expansão.
O Instituto oferece esporte e cidadania a crianças, adolescentes e adultos. Todos com um único objetivo, o de ser um vencedor na vida. As crianças constituem a base do projeto, os adolescentes também seguem a carreira esportiva, formando a equipe juvenil do projeto. Os adultos tem grande destaque esportivo local, regional e nacional. Nossos atletas já participaram de diversas equipes nacionais e internacionais, mas antes disso, eles receberam a formação acadêmica devida com o patrocínio da Faculdade CEAP/AP.
Recentemente, o Instituto tem direcionado um trabalho específico ao deficiente físico, oferecendo-lhe dignidade e respeito. Eles aprendem uma modalidade esportiva e os princípios básicos para uma convivência em sociedade. Essa ideia surgiu a partir de estudos do Professor Doutor Décio Roberto Calegari e depois se firmou com a parceria entre os dirigentes.
Os praticantes do Handebol em Cadeira de Rodas tem participado de campeonatos nacionais que acontecem anualmente. Esse ano, o Instituto República dos Esportes marcou sua participação no Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas, não somente com a força de vontade dos cadeirantes, mas por ter a indicação de um atleta amapaense para compor a seleção brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas.
João Bosco Nogueira Lima Junior é praticante de diversos esportes e, atualmente tem se dedicado ao Handebol em cadeira de rodas. Suas habilidades esportivas e porte físico lhes renderam uma convocação para a seleção brasileira que aconteceu recentemente.
Ao final do V Campeonato Brasileiro de HCR4, realizado em Cascavel/PR, os técnicos da seleção brasileira, Prof. Damião Gomes da Silva Junior (PMERJ/ADEZO-RJ) e Profª. Priscila Samora Godoy (Adeacamp - SP), anunciaram a convocação dos atletas para o treinamento da Seleção Brasileira masculina de HCR4 B, a ser realizado nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2013, no Rio de Janeiro/RJ, no Centro de Educação Física e Desportos da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Os treinamentos são voltados para o Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas, de 14 a 29 de setembro de 2013, em Curitiba/PR e Itajaí/SC.

A parceria entre esporte e cadeirantes tem gerado satisfação e engrandecido os atletas, principalmente por que eles tem demonstrado muita  garra e força de vontade em participar das competições, bem como tem se engajado em causa própria, lutando e defendendo os direitos comuns a seus companheiros.
Ao Instituto República dos Esportes fica o orgulho e o dever cumprido, não somente por oferecer esporte ao cidadão, mas principalmente, mostrar que o sacrifício se faz necessário na medida em que se precisar alcançar um objetivo para total mudança de vida. Aqui fica a torcida infinita ao atleta.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas